domingo, 7 de abril de 2013

Assim Disse o Nário - Reflexões Sobre o SAP 10

Tarde de Quebras! Tabus, Conceitos e Bankrolls.



Equilíbrio é tom no qual a banda toca no SAP.


Cada fim de semana é marcado por algum fato relevante e muitas vezes pitoresco nos encontros do SAP, mas algo que se pode perceber ultimamente é o equilíbrio entre os jogadores, algo já bem diferente das primeiras rodadas, onde o número de jogadas que terminavam no showdown eram bem superiores. No SAP 10, o primeiro showdown só aconteceu no soar das trombetas que anunciavam o fim do turno, ou seja, em uma hora de jogo apenas uma vez o jogadores abriram suas cartas.

Aumentou o raciocínio, a sagacidade, a perspicácia e o nível do jogo dos participantes.

Luciano, vencendo o SAP 10 e quebrando a Maldição do Alfitrião
O 10º encontro marcou o fim da Maldição do Anfitrião, finalmente o dono da casa venceu um encontro, e o responsável pelo histórico feito foi o Tio Lú, que com um jogo consistente e imprevisível realizou jogadas desconcertantes e arrematou o SAP 10.

Um dos momentos que será lembrado sobre esse encontro foi a fantástica mão com três jogadores, duplo "all in" e um pote considerável, onde um velho ditado teve seu sentido invertido! Explico, já ouviram a expressão "matar dois coelhos com uma só cajadada"? Dessa vez foi o Coelho que matou dois jogadores com uma só "sequencia de paus". Tio Lú destruiu os bankrolls do Kassiano e do Daniel em uma única mão, provocando a primeira fila no SAPBANK para saques de emergência.

Agora, voltando a analisar as estratégias dos jogadores, me veio em mente a Teoria do Equilíbrio de Nash, onde as decisões estratégicas é que definem o equilíbrio do jogo.

Vou me apropriar de um texto da URFJ para tentar demonstrar o que tenho em mente aos nossos inúmeros leitores, seguidores e pessoas que em seu tempo livre não encontram outra atividade de maior interesse do que ler nosso blog.

"Dois jogadores A e B estão em um Equilíbrio de Nash se a estratégia adotada por A é a melhor dada à estratégia adotada por B e a estratégia adotada por B é a estratégia ótima dada a adotada por A. Ou seja, nenhum dos jogadores pode aumentar seu ganho alterando, de forma unilateral, sua estratégia."

Isso esta ocorrendo em nossas rodadas de SAP, mas você pode me questionar de onde tirei isso? Eu digo, e depois vocês podem dizer que assim disse o Nário sobre isso. Um jogador só tem vantagem quando altera sua estratégia, se outro também mudar a estratégia, por que isso?

Acredito que depois de 10 encontros, todos já criaram um perfil de estratégias, e por isso raramente um mesmo vencedor se perpetua nas conquistas, e quando um jogador muda de estratégia em geral vai sofrer um revés, dado ao coeficiente de equilíbrio atingindo pelos participantes.

Hoje o Tio Lú com sua clássica estratégia "po*** louca" se sobressaiu às outras adotadas pelos seus tenazes adversários.

Resumo do SAP 10

1º Luciano $4814
2º Fabiano $2453
3º Márcio $1698
4º Kassiano $605 ($1105 - $500 Bank)
5º Daniel $0 (-$520 Bank)

Tenho Dito.

Nário Aurélio Callete

Nenhum comentário:

Postar um comentário