quarta-feira, 30 de julho de 2014

Running it Twice

Prezados leitores e amigos dos feltros, tudo bem?

Em breve, no evento 65, teremos novamente o formato cash game, que dado a todos os prognósticos, estatísticas e achismos, tem tudo para decretar o vencedor do torneio de inverno realizado pelo SAP.

Analisando alguns vídeos de cash game, observamos que no intuito de amenizar os prejuízos deste tipo de jogo, e também, de manter os jogadores na mesa, uma vez que diferentemente dos torneios, não há exatamente o interesse de eliminar os jogadores em ação, percebemos que em grandes potes, quando dois jogadores ou mais encaminham todas as fichas para o centro do pano (all in), eles fazem um acordo chamado de ‘running it twice’, que traduzido literalmente seria, ‘correndo duas vezes’, em miúdos, uma mesma mão teria dois resultados diferentes, sendo que o pote seria dividido em partes iguais.

Assim, tentando sempre trazer novos conhecimentos para nosso jogo, como fizemos com a introdução do formato Omaha e 5 card draw, em nossos torneios, implementaremos no evento 65, o ‘running it twice’.

Assim, todas as mãos que tivermos all in / call, teremos dois resultados, com dois potes distintos, trazendo mais emoção ao nosso jogo.


  • Pré definiremos as três possíveis situações, de all in / call, da seguinte forma:
  • Pré flop: teremos um único flop, e faremos dois turns e dois rívers
  • Pós flop: mantem-se o flop e faremos dois turns e dois rívers
  • Pós turn: mantem-se flop e turn e faremos dois rívers.

Caso a explicação ainda tenha ficado um pouco confusa, está no vídeo abaixo uma mão ocorrida no Cash Game High Stakes, jogado em Las Vegas, onde, após flop, San Farha faz o movimento All In com dois pares no flop Q 9 6, e é atendido por Toddy Brunson que possui o top par, vejam que tendo a possibilidade de dois resultados, cada jogador vence um pote, assim amenizando seus prejuízos, melhor para San Farha que era então favorito na mão, e acabaria vendo um dos 5 outs de Brunson bater logo no turn, o que acabaria lhe tirando da mesa.


Aproveito o espaço, para parabenizar Daniel “The Boss”, pela cravada do evento 60, no formato mix, o qual acabamos saindo antes do término, o que nos impossibilitou de elaborar as já conhecidas crônicas sobre as performances de nossos players.

A vida segue e o baralho continua castigando.

Um abraço e até a próxima.


terça-feira, 29 de julho de 2014

SAP 60 - Score Final

Daniel "TheBoss" Antunes
Vencedor do SAP 60
(Imagem de Arquivo)
1º Daniel - 20 - Pontos - $AP 3.840 
2º Rafael - 12 - Pontos - $AP 2.240 + $AP 400 Target = $AP 2.640
3º Felipe - 8 Pontos - $AP 1.520
4º Kassiano - 4 Pontos 
5º Cleber - 1 Ponto
6º Fabiano
7º Márcio
8º Kleyton
9º Adriel

terça-feira, 22 de julho de 2014

Coluna Royal Flush - O SAP das Lições

O Sap 59 Cash Game Texas Holden, pode ter sido um verdadeiro divisor de águas na corrida pelo troféu do torneio de inverno.
Além do mais, algumas lições ficarão deste evento, eu citaria entre elas:
  •  Conheça bem a pessoa para qual você pretende mentir
  •  Se for mentir, minta com convicção e jamais tenha uma crise de consciência pesada no meio de sua mentira.
  •  Nunca deixe lobos, cuidando de ovelhas.
  •  Nem tudo é o que parece ser.
  •  E a última de todas as lições é: De onde menos se espera, é que não sai nada mesmo.

Mano – Mega Preju
Isso já não é mais downswing, é a verdadeira instalação do Exu Caveira no jogo de nosso nobre “Decano”, nada, absolutamente nada deu certo para ele na tarde deste sábado.
Quando possuía uma mão do grupo 1 como QQ, encontrou o vilão com KK, quando blefou flop e turn, e acabou desistindo da mão no ríver após dois insta calls, viu o vilão também desistir da mão mas vence-la com Dama high de draw falhado.
Quando blefou, turn e ríver representando um flush que havia na mesa, encontrou um vilão que pagou um flush draw com 5 de paus para acertar a quarta carta do naipe (e acertou).
Pra terminar a trágica tarde, já possuído de um mega tilt, Mano resolveu shovar os últimos 11k restantes da sua segunda stack do dia, com A4, encontrando um AK pela frente, a matemática prevaleceu.
Mano saiu com um prejuízo de $AP 8000, o equivalente a 80k de stack, e agora segura a lanterna do torneio de inverno, pior, Mano tem 1 mísero e único ponto no ranking “five last week”, o que pode gerar um fato inédito na próxima rodada, caso ele não consiga chegar na zona de pontuação, Mano não aparecerá no ranking, algo inédito na história dos jogadores regulares do SAP.
Ouviu-se que isto tudo seria fruto de um coach que ele realizara no Rio de Janeiro, com Ney Franco (técnico de futebol que hoje trabalha no Flamengo), que inclusive é o clube de coração do Decano, e que também está na lanterna do campeonato brasileiro, que fase!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Kassiano – Grande preju
Sem sombra de dúvidas, Dr. K, foi o jogador mais tight de todo o evento 59, e talvez esta não tenha sido a melhor estratégia para um formato cash game, onde com todos os jogadores deeps, nem sempre as melhores mãos pré flop, são vencedoras no showdown.
Assim, jogando poucas mãos, e não conseguindo puxar muitos potes, sua stack foi sendo minada pouco a pouco, em uma mão decisiva contra Daniel “The Boss”, num board conectado com Q J 10 8 3, Doctor K, passou o que ainda havia de fichas consigo para o vilão.
Apesar de não ter dado showdown, imaginamos que possuía algo como AA ou KK, dada a maneira com a qual conduziu a mão durante todas as streets, o fato é que Kassiano amargou um grande preju de $AP 4000, o que pode ter sido decisivo para suas ambições à conquista do troféu em disputa.

Rafael e Adriel – Preju
Adriel e Rafael pareciam irmãos gêmeos na mesa sábado, tamanha semelhança em suas decisões e resultados.
Ambos certamente foram os jogadores mais looses do evento, jogando algo que imagino tenha sido 80% a 90% das mãos, o que aparentemente acabou não sendo também, a estratégia mais adequada.
Assim os dois players terminaram com prejuízos semelhantes (1745$ a 2025$), respectivamente, melhor para nosso Mago, que encontra-se na terceira colocação geral, mantendo vivo o sonho da cravada do torneio de inverno.

Fabiano – Bom Lucro
A minha tarde de poker foi bem interessante, acertando a maioria das jogadas e conseguindo obter um lucro superior a $AP 6000, assim, mantive a liderança geral do torneio, que era o grande objetivo do dia, já que a modalidade de cash game, é um tanto quanto traiçoeira e um resultado desastroso poderia colocar em risco toda a campanha que foi construída até aqui.
Duas mãos certamente foram decisivas durante a tarde, um K3 de espadas no BB, onde acertei um flush, em uma mão que dificilmente jogaria, porém vendo o flop de graça ficou mais fácil, e o AK que terminou com à tarde de Decano, que shovou 11k com A4, nestas duas mãos, obtive algo próximo a $AP 3000, o que foi praticamente metade do lucro geral obtido.

Daniel – Mega Hyper Super Lucro
The Boss, o homem que aterrorizou as stacks indefesas e obteve um lucro de $AP 9300, o que significa vencer praticamente 5 eventos Saps, numa só tarde.
Incrível a lucratividade obtida pelo player, que acabou sendo o grande vencedor da tarde, e agora candidata-se como um dos grandes favoritos ao título do torneio de inverno.
The Boss mesclou muito bem o jogo entre valor e blefe, e acertou grandes leituras, foldando quando estava batido e arriscando calls que acabaram gerando grandes lucros, exemplo disso, o 55 que tornou-se flush no ríver e venceu um mega pote contra Decano, além do excelente slow play acertando a broca da sequência, que induziu nosso grande Doctor K a jogar toda sua stack na mesa.
Contra mim, um belo fold no ríver com dois pares, quando obtive o nuts flush, excelentes leituras que culminaram com uma grande vitória, fato certamente decisivo para a continuidade da disputa.
No evento 60 teremos uma grande novidade que promete emparelhar ainda mais a competição, será o torneio MIX com Holden/ Omaha e Five Card Draw, o que com certeza, nos trará grandes histórias para contarmos na próxima edição.


A vida segue, e o baralho continua castigando.


domingo, 20 de julho de 2014

SAP 59 - Score Final

Daniel "TheBoss" Antunes
Vencedor do SAP 59 - Cash Game

1º Daniel - 20 - Pontos - $AP 9.300 
2º Fabiano - 12 - Pontos - $AP 6.510
3º Rafael - 8 Pontos - $AP -1.745
4º Adriel - 4 Pontos - $AP -2.025
5º Kassiano - 1 Ponto - $AP -4000
6º Márcio - $AP -8000

terça-feira, 8 de julho de 2014

Coluna Royal Flush - Tarde de Poker e de Copa

O SAP 58, voltou ao bom e velho Texas Holdem, nesta etapa não tivemos a ilustre presença de Tio Lu, assistimos simultaneamente ao torneio, o emocion
ante jogo da copa Holanda e Costa Rica, e ainda tivemos algumas frases de efeito, que deverão ser lembradas por muito tempo, narraremos os principais acontecimentos de cada player por ordem de eliminação.

Kleyton
O menino rocha, estava mais pra pedra brita, pedrisco, pedra de mão ou no máximo um macadame, o fato é que Kleyton teve uma de suas atuações menos destacadas desde sua estréia em torneios SAPs.
Duas mãos praticamente idênticas, selaram o destino do garoto.
A primeira ainda na fase de rebuys, executou um move all in com o terceiro par da mesa, após Adriel executar raise pré flop com cbet pós, Adriel deu call com top pair e mandou Kleytinho para o banco.
Na fase eliminatória em um blind war comigo, Kleyton que entrara de limp, faz um move 3 bet pós flop, recebendo em resposta um 4-bet shove.
Call de Kleyton com 76 num flop 10/6/ 5, Eu com 109.
No turn/ ríver não apareceu nenhum de seus 5 outs e tchau tchau Kleyton, que a partir desta mão assumiu o papel de dealer do SAP 58.

Mano
Nosso nobre Decano, teve outras daquelas tardes horrendas de poker, acredito que depois de cravar o torneio Mukifu, o SAP Cash, e ter vários excelentes resultados no online, Mano está passando pelo que chamamos de downswing.
Duas mãos merecem destaque. Mano abre raise UTG para 3,5X (estilão anos 70, véio de chápeu fumando um charuto), jogando 10k na mesa, é o chamado, “já tô dando o recado malandragem, aqui não tem mais fold, quem quiser vir, vai ter que jogar toda stack na mesa”, eis que, logo à sua esquerda, Kassiano insta uma 3-bet para 20k.
Com tanta demonstração de força, obviamente o resto da mesa seguiu em fold, e quando a ação voltou a Mano, ele acabou seguindo a maioria e foldou seu JJ, sobrando com menos de 15k pra trás.
Com o giro de uma órbita, Mano se viu com 12,5k no UTG, e os blinds em 6k/3k, anunciando assim seu All In pré flop, o que Adriel denominou como “All In de merda”, uma vez que toda sua stack dava um pouco mais do que 2BBs.
Com odds para um call any two estando no BB, eu acabo pagando com 75 e Mano apresenta um belo AQ, porém, as melhores mãos nem sempre vencem, e um 7 no ríver determinou o fim da linha para nosso anfitrião.

Rafael
Rafa fazia um jogo “perde ganha”. Ganha um pote ali, perde outro aqui e seguia sua caminhada até que tentou uma jogada diferente, que acabou comprometendo sua stack.
Rafa limpa em MP, eu estou no botão e faço um move shove, uma vez que Mano no SB, já havia dado um tell de que foldaria, eu acreditava que o limp de Rafa era especulação, meu blefe então teria que resistir em tese apenas a Kassiano no BB, que acabara foldando, porém, quando Rafa anunciou call ao shove, eu presenti que estaria em maus lençóis.
Rafa AJ de paus e Eu com 97 off e uma figa, nem Ases e valetes apareceram e sim outro 7 no ríver, passando boa parte da stack de Rafa para mim.
Após isso o menino ainda se segurou a ponto de ver dois vilões serem eliminados, porém não tardou, e numa mão jogada contra Cléber, Rafa acabou dando adeus ao torneio 58.

Daniel
The Boss, assim como Kleyton, teve uma tarde discretíssima, como ele mesmo citou “hoje não deu jogo”. Fez alguns all ins no período dos rebuys, e na fase decisiva não conseguiu vencer muitos potes, logo sua stack estava short e se viu comprometido com o pote quando estava no BB e possuía pouco mais de um BB pra trás.
A mão da eliminação do chefe, foi decisiva também para Adriel por isso contaremos melhor essa história citando nosso grande mago.

Adriel
Como um passe de mágica, Adriel fez sua stack de chip leader, praticamente desaparecer quando optou por um call arriscado, numa mão contra Kassiano e Daniel.
O mago liderava o torneio desde o início após vencer vários potes, e capturar uma stack inteira de Kleyton.
Adriel perguntava com certa frequência a quantidade de fichas dos jogadores, para avaliar se ainda era o chip leader, e acredito que essa preocupação extra, acabou lhe tirando um pouco o foco do jogo em si.
A mão derradeira sem dúvida veio quando Kassiano 3-betou shove contra seu raise de UTG.
No meio do caminho Daniel estando no BB, também optou por call shove com pouco mais de 1 BB pra trás, Adriel então se viu numa situação difícil, porém não teve como recuar e optou pelo call, showdown triplo pré flop.

Kassiano 55/ Daniel K10/ Adriel A9

Nada de Ases, reis, dez ou noves, e o 55 de Kassiano venceu o pote, eliminando Tio Danas e deixando Adriel com ½ BB, o que foi nomeado por todos de “stack de merda”.
Adriel conseguiu ainda ganhar um Walk (que mancada em Clebão), e depois fazer uma de suas tradicionais mágicas quando conseguiu uma sequencia contra dois pares meus, e um top par de Cléber. Porém no melhor estilo Presto, Adriel tentou uma última magia para não ser eliminado, o feitiço não só deu errado, como ainda atingiu o simpático jogador Cléber “Big ear”, que acabou sendo eliminado na mesma mão.

Cléber
Fazendo um jogo seguro, sem necessitar de rebuy, e sempre entre as grandes stacks do torneio, Cléber parecia que poderia novamente triunfar no SAP, porém o baralho pune, Cléber cedeu um walk que poderia custar a eliminação de Adriel que não tinha stack nem para completar o BB total, e o castigo veio na mão seguinte.
Cléber estava no botão e entrou de limp com seu QJ, Adriel estava de All In obrigatório no SB, e eu no BB com J9, optei por check.
O flop trouxe J/7/8, então eu betei , Cléber 3-betou e depois de muito pensar eu dei call.
Adriel só assistia enquanto o turn veio um blank, Cléber e eu optamos por check controlando o pote, eis que um 9 apareceu no ríver, mesmo com dois pares o board muito conectado fez eu temer um raise, então tivemos outros dois checks.
Adriel completou uma sequencia e venceu o primeiro pote, porém o pote secundário era maior e neste Cléber levou uma bela fatiada, que acabou comprometendo seu torneio.
Agora short, e no BB, Cléber colocou todas suas fichas no pano, após Adriel abrir com shove (menos de 2 BBs) e eu ter anunciado raise no SB.
Showdown triplo pré flop.

Adriel Q5/ Cléber K3/ Fabiano KQ.

Um rei ainda apareceu no board, mas Cléber estava dominado, e acabou sendo eliminado na terceira colocação, com aquele sentimento de que poderia ter chego ainda mais longe, de qualquer forma, mais uma vez, teve uma grande participação.

HU
Assim formava-se o HU entre Kassiano e Eu, na proporção de 30 a 70, respectivamente, entre um pote e outro, shoves e folds, eis que anuncio All In com K9 de copas e recebo um call de Kassiano com Q3.
Infelizmente para mim, uma dama no ríver, fez com que a proporção de fichas ficasse na casa de 90 a 10 para Kassiano e logo na mão seguinte, o torneio acabaria, quando Kassiano com K3 de copas entrou com raise e Eu no BB, com Q9 sem muito o que fazer optei por call.
Um Rei no flop, e a dobra do 8 no turn, selaram a vitória de Kassiano, que desta vez fez uma participação nada discreta, e cravou o torneio 58, conseguindo assim sua primeira vitória na temporada 2014, vitória justa e merecida, uma vez que a maioria da minha stack veio muito mais na base da sorte dos setes e noves que insistiam em bater no ríver e me dar várias fichas ao longo da tarde.
Porém como ríver no dos outros é refresco, ele mesmo tratou de trazer uma dama para Kassiano na mão decisiva, que foi fundamental  para selar sua conquista na tarde deste sábado. 


Após isso, vimos a eletrizante disputa de penaltys entre Holanda e Costa Rica, as maluquices de Van Gaal, que mais parece o Adriel jogando poker, concluindo assim mais uma história do SAP para lembrarmos com carinho.

A vida segue e o baralho continua castigando.

Um abraço e até a próxima.


segunda-feira, 7 de julho de 2014

SAP 58 - Score Final

Kassiano "DoctorK" Ramos
Vencedor do SAP 58
1º Kassiano - 20 - Pontos - $AP 3.600 
2º Fabiano - 12 - Pontos - $AP 2.475  (2.100 + 375 Target)
3º Rafael - 8 Pontos - $AP 1.425
4º Cleber - 4 Pontos
5º Adriel - 1 Ponto
6º Daniel
7º Márcio
8º Kleyton