quarta-feira, 14 de maio de 2014

Unforgettables Hands - Quadra de Ases na cabeça... Nossos pés descalços... Nosso flush em ouros no showdown... Não tem valor

TIo Lu (Quadra Ases)  X Fabiano (Flush em 10)

A mesa roda em fold eu me encontro no botão com 109 de ouros, abro um miniraise com pelinho para 1700, os blinds estão  400/800 neste momento, Kassiano no SB folda, e tudo vai correndo para um roubo de blinds bem sucedido quando Tio Lu anuncia um aumento para 3400 do BB.

Bem, os membros SAP, sabem que Tio Lu anda estudando o jogo, coincidência ou não, tem feitos sucessivos HUs, e onde quero chegar com esse assunto, estaria nesta situação Tio Lu 3-betando light? Suspeitando de que eu me aproveitava de uma situação de gap no botão, somado ao fato de estar chip leader da mesa para roubar com any two cards?

Bem, isso me passou pela cabeça, mas, acredito que Tio Lu, deveria ter algum valor relativo nesta mão para a execução do 3-bet pré flop, o que eu não sei é o tamanho deste valor, pois Tio Lu é um jogador que frequentemente aparece em showdowns com mãos como K5 de paus, J3 de copas e algumas coisas do gênero.

Eu acabo optando por call, em função de jogar em posição contra o vilão e porque 109 de ouros é uma mão que desenrola muito bem no pós flop, não entra no range de any two cards portanto, eis que o flop traz A A A.

Esse sem dúvida e o pior flop da história do mundo para um 109 de ouros, não acerto nada de valor e nem draw, não há muito o que fazer aqui, é esperar a c-bet que Tio Lu como agressor da mão fará, e foldar a nossa belíssima mão naipadinha esperando uma próxima oportunidade pra tentar um novo move.

Porém, diferentemente do imaginado, Tio Lu opta por check, este check quer dizer, como quase tudo no poker, duas coisas: Ou muita força, ou muita fraqueza.

Bem, neste caso eu não resolvo fazer gracinha, e opto pelo check behind, afinal, um Ás na mão de Tio Lu é matematicamente improvável, (com uma par de mão, flopa-se uma quadra 0,24% das mãos) ou seja, praticamente 1 vez a cada 500 mãos que você tiver um par, você flopará uma quadra, isso me leva a crer que se o turn trouxer um 10 ou um 9, eu terei a mão vencedora, uma vez que a possibilidade de Tio Lu ter o
Ás é remota, eu estaria perdendo então para KK/ QQ/ JJ, ou seja, o grupo 1 exclusivo.

O Turn que veio grátis, traz o 2 de ouros, que agora abre o flush draw, que neste bordo, não é nada muito animador pois mesmo que eu complete o flush, estarei perdendo para todos os pares de mão (33/ 44/ 55), mãos que estariam no range de 3-bet dele, Tio Lu então faz o que chamamos no online de click bet, que seria apostar um big blind (800), lembrando que temos 7200 no pote, com essa aposta tenho praticamente odds infinitas pro call, o detalhe é perceber o que Tio Lu queria dizer com esta click bet?

Neste turn e as ações de Tio Lu já era notório que tudo desenhava-se para uma trap monstro, ele me dá o turn free, agora um click bet pra não me tirar do jogo no turn, coisas muito suspeitas acontecem nesta mão, eu resolvo pagar a aposta afinal com essas odds, até com uma única carta na mão teríamos que dar este call.
O ríver traz o 8 de ouros, eu completo meu flush e me pergunto: Será que este flush vence a mão? Será que Tio Lu slowplayou a mão inteira, ou ele realmente não acertara nada e precisava das outras streets pra que sua mão melhorasse, enquanto eu pensava tudo isso, Tio Lu anuncia All In com 13,7k sobrando de stack... num pote que tem 8,8k... overbeta a parada dando a maior cara de blefe, este movimento all in realmente me deixa muito contrariado pois, penso que com full, ele tentaria extrair o valor da mão... com uma aposta em torno de 3500 a 4000, então é neste momento que eu cometo o grande erro.

Eu tenho consciência de que mesmo com flush aqui, o call é horroroso, pois eu estou atrás de praticamente todo o range com o qual ele me 3-beta pré flop, este range que possue, todos os pares, Ases, e duas figuras como KQ/ KJ/ QJ, eu só venço esta última parte do range sendo que se estas conexões forem de ouros também, o flush dele é maior do que o meu, ou seja... eu perco pra 90% do range de 3 bet pré flop dele, salvo obviamente que ele estivesse 3 betando light coisa que não parece ser o que tenha acontecido.
Infelizmente para mim, este movimento All In, cegou-me com a idéia única de que era blefe, só podia ser blefe, tem que ser blefe, e meu flush é vencedor no showdown.

Quadra de Ases
Com este pensamento cego, anúncio call, é quando sob aplausos, Tio Lu apresenta seu AK, contrariando toda a matemática do jogo e tendo flopado uma quadra de Ases, com um único Ás na mão, algo merecedor de chamarmos a família, avisar o Tio e o Avô, afinal todos deveriam saber... O Fabinho se estrepou!
Após ficar chip leader do torneio, eu sai vomitando muitas fichas, e esta mão horrosamente jogada por mim teve um valor de aprendizado muito grande, a luz de alerta acendeu naquele exato momento, e houve tempo suficiente de recuperar-me da porrada a ponto de conseguir cravar o torneio em questão, fazendo o HU justamente contra Tio Lu.

É claro que quando ele flopou uma quadra, pensava unicamente em dobrar suas fichas, e teria que bolar uma estratégia muito cuidadosa para que não me espantasse da mão, o que ele fez na minha concepção foi genial, pois no ríver conseguiu transformar o que parecia uma trap monstro em um blefe descarado, me induzindo ao erro, tendo a pensar que se tivesse executado uma aposta por valor eu teria foldado, esta overbet All In no ríver realmente foi fantástica.

A vida segue e o baralho continua castigando.


Abraços e até a próxima.

Um comentário:

  1. Embora até o turn (2) eu ainda não estivesse Nuts, uma vez que ainda tinha a possibilidade de straight, sabia que estatisticamente a mão estava toda a meu favor. Dessa forma minha preocupação nesse momento era tentar manter na mesa o único jogador que restava e tentar extrair mais algumas fichas. No momento que o river traz um 8 a possibilidade de um straight vai pro espaço e nesse momento não tem mais nada que bata minha mão.
    Foi uma ótima mão, particularmente gostei muito dela rs.

    ResponderExcluir