segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Unforgettables Hands - SAP 29 - Os Limpers Destemidos

Carbonera e Daniel (Sequencia A à 10) X Kassiano (Trinca de Q)

Diria mestre Akkari, “o poker é um jogo de lógica”, em tese, você tendo uma boa mão inicial, a lógica é apostar, uma péssima mão é largar, e uma mão especulativa que a princípio é fraca mas  com potencial, tentar ver um flop barato e estudar a melhor ação com o desenrolar das coisas.

No UTG, Adriel entra de limp, a ação chega a mim, tenho um (10 5 de ouros) e faço o mesmo, Carbonera, seguido de Kassiano, Tio Lu (que estava no dealer) e Daniel fazem exatamente a mesma coisa, Mano na Big deve ter pensando que pra defender sua blind, aplicando a regra do raise padrão mais um blind por limper, teria que comprometer boa parte de sua stack, então opta pelo check, e iríamos para a virada do flop.

A/ K/ Q com duas de espadas, voltamos então à situação da lógica pré flop.
Este é um flop de quem tem jogo forte, certo? Se todo mundo entrou de limp, ninguém acertou o flop, certo? Nem sempre.

Vamos às ações pós flop, Daniel, Mano, Adriel, Eu e Carbonera optamos por check, até que a ação chega em Kassiano que percebendo a fraqueza da mesa opta por raise de pouco mais de meio pote (1000), Tio Lu então opta por fold, mas Daniel com call mostra que possa ter acertado alguma coisa, a ação volta a Mano que também opta por call, Adriel e Eu foldamos, Carbonera também vem com call, e de um flop que continha 7 jogadores na ação e 1750 no pote, iríamos para um turn com apenas 4 sobreviventes e no pote algo que beirava os 6000.

O turn nos traz outro Q, e agora as coisas se agitam, num pré flop que ninguém tinha nada, somos agraciados com um flop que traz somente as três melhores cartas do baralho, A/ K/ Q, e um turn que dobra a Q, as coisas realmente não fazem nenhum sentido, mas nosso leitor conhecedor de poker vai dizer, Fabiano, o cara do Ás fraco suíted tem que entrar de limp, o cara do K fraco também pode especular, o 10 9 off pode estar angustiado pra ver o J bater no ríver e realmente isso é tudo verdade, são mãos que podem estar no range dos 4 jogadores vivos, e mãos que normalmente entraria-se de limp, vamos as ações do turn.

Daniel check, Mano coloca uma donkey bet daquelas grosseiras, Carbonera opta por call, e Kassiano vem num mega raise, o que era a lógica uma vez que tinha a ação agressiva no flop, Daniel, dá um insta call All In, Mano pensa, pensa, reflete se aquela bet realmente havia sido a melhor estratégia e acaba optando por fold, Carbonera com uma stack gigante opta por call, e iríamos então para o ríver mais aguardado dos últimos meses.

O ríver cai, junto com alguns cabelos de Mano, que coloca sua mão na testa e balança a cabeça negativamente com aquela cara de quem se perguntava... Por quê? Porque larguei? 10 de espadas na mesa.
Daniel só assiste sem ações a tomar, Carbonera opta por bet, agregando ainda mais valor no pote que já estava gigante, e Kassiano vem de raise All In, que recebe insta call de Carbonera (que era o chip leader da mesa), showdown senhores, viríamos então o que todos esse limpers destemidos de ases, reis e damas carregavam ao longo de toda mão.

Kassiano apresenta seu (Q2 de copas) e uma figa, trinca de damas ameaçadíssima por qualquer valete que fechasse sequência e ou duas de espadas que fechasse flush.
Daniel mostra seu (AJ de ouros), fecha a sequência e vencia o pote principal sozinho até Carbonera apresentar seu (J8 de paus), empate entre sequencias, porém no pote secundário Carbonera abocanha toda a stack de Kassiano, que acaba indo para o banco, a partir dali, sua mente saia porta a fora, continuou no jogo apenas para cumprir tabela, pois trincado de dama, certamente esperava outro fim para aquela mão.
Agora temos as informações de todas as mãos dos nossos limpers, e vamos às análises.
Kassiano (Q2 de copas) – mão de limp, tomou a frente nas ações no flop pois acertou a dama e a mesa mostrava fraqueza, ou seja em tese, ninguém tinha ás ou rei ali.

No turn com a trinca, vem com uma grande aposta de proteção pois uma folha de espadas, dez ou valetes, poderia botar tudo a perder.

No river infelizmente bateu o temido 10, largar uma trinca é sempre uma decisão difícil principalmente depois de ter colocado tanto dinheiro no pote, podemos colocar isso como contingência do jogo, faz parte.
Daniel (AJ de ouros) – penso que esta, certamente não é uma mão de limp, porém, como era um dos últimos a falar no pré flop (estando no small blind), imagino que deve ter pensado que uma bet de proteção teria que ser muito grande e afinal, um AJ não é lá uma mão premium, além do mais, mãos antes havíamos visto um AA vindo de limp, ele pode ter pensado nisso também e optou só por completar.

Carbonera e Daniel (Sequencia A à 10) X Kassiano (Trinca de Q)
No flop pega o top par e aí penso que ou jogou slow play, ou não quis investir no pote em função dos vários draws do flop somada a sua péssima posição. No turn quando dobrou a dama, vendo a ação que Kassiano executou, já imaginara que estava atrás, mas como estava short stack e comprometido com o pote não podia mais largar, ainda tinha o top par e ver um As no ríver lhe daria o nuts full, com J estava na broca do 10 para sequencia, que felizmente para ele acabou vindo no ríver.

Carbonera (J8 de paus) – mão de limp, mas uma 3bet light penso, não seria uma má ação, talvez por ter ainda vários jogadores por agir optou pelo mais econômico.

Flop / turn pagou todas as apostas esperando o 10 que para sua sorte bateu no ríver, decisão que no fim logrou êxito, se analisarmos as odds implícitas da possibilidade de adquirir toda a stack de Kassiano para si, o call do turn foi acertado.

Mesmo sem ter participado do showdown, temos que comentar a mão de Mano (89 de espadas), e isso explica o porquê do arrependimento de ter largado, faria o flush no ríver e ficaria com as stack de Daniel, Kassiano e Carbonera, o que certamente lhe daria a vitória do SAP 29, ele tinha mais outs do turn pro ríver, que seus adversários que venceram a mão, porém um call naquela situação seria All In, não quis jogar sua ida pro banco numa mão incompleta, porém pelas odds que o pote lhe dava, um call de 3000 para pegar um pote de 21000, com 9 outs seria correto independente da folha bater ou não.

Ainda tem o adendo de que se tivesse ficado na mão, reduziria os outs de Carbonera de 4 para 3, uma vez que o 10 de espadas não iria lhe servir, e por ironia do destino, foi justamente ele que bateu no ríver, um duro golpe para o nobre Decano, que certamente refletirá por tempos sobre suas ações nesta mão.

SAP 29, divertidíssimo, de grandes jogadas, grandes leituras, de rívers que salvaram uns e mataram outros, e de uma mão que com certeza será lembrada por muito tempo.

Um abraço e até a próxima.


Assim Disse o Nário - SAP 29

Badbets acontecem.


E aconteceu o SAP 29, muito divertido e com muitas jogadas desconcertantes por parte de seus participantes.

Possivelmente o SAP Lages deverá em breve fechar um patrocínio com algum banco internacional, visto a quantidade de solicitações que os intrépidos jogadores tem feito a esse recurso para recompor seus stacks dizimados por jogadas desastrosas, que invariavelmente acabam ocorrendo.

Nesse sábado não vou fazer analises individuais como de costume, acho que o evento esta sendo mais coletivo nesse formato novo, que aliás, mudou novamente, mas parece estar próximo de ser oficializado.

Mesmo as stacks sendo de 15K, e as blinds de apenas 200, os jogadores insistem em fazer potes de 6k, 8k, 10k e ai a fila do banco só aumenta. Eu particularmente acho que são todos malucos, mas essa é justamente a formula que uni esse povo e os faz voltar todo sábado pra jogar novamente, se fossem todos normais não haveria graça alguma.

Nosso amigo DoctorK que vinha em uma vertical ascendente e constante, levou uma badbet que foi até retratada na Unforgettables Hands dessa semana. Badbets acontecem aos montes, o complicado é se recuperar dela, coisa que o icônico jogador não conseguiu nesse SAP.

Outra fato que já algum tempo eu devia ter comentado é que DoctorK foi o responsável por inocular o vírus do poker no sangue do pessoal, sem ele possivelmente jamais teríamos tomado conhecimento e gosto por esse esporte fascinante, sendo assim, obrigado Doutor!

Os meninos do poker essa semana estavam enfurecidos, CoffeeJar e CO2 fizeram grandes partidas nesse sábado, lideraram praticamente toda a tarde, CoffeeJar terminou em terceiro lugar, mas esteve revezando com CO2 na liderança por boa parte do torneio, no final foi superado por pouco pelo midiático TheAnalyzer, aliás, o publicitário, escritor, compositor, violeiro e colunista do SAP estará participando da 8ª Etapa do Circuito Integração Pôquer 2013 em Pouso Redondo, no próximo dia 19/10. Participar de um torneio grande é algo que sem duvida vai agregar experiência e novas técnicas ao nosso SAP de todos os sábados.

Bem, o SAP 29 teve alguns trechos gravados em vídeo a titulo de experiência, em breve teremos um SAP completamente gravado e disponível em vídeo, os estudos para isso então avançados.

Para concluir o resumo do que aconteceu no SAP 29, alguns acontecimentos peculiares da tarde precisam ser relatados, como TheBoss recorrendo a sua imensa agenda de telefones, com frases do tipo “melhor ver ser marco algo pra depois, por que o poker hoje não rendeu nada”. Quando se falar nesse assunto, todos temos que concordar que realmente TheBoss é  “the Boss”. Ele manja da paradas (e das que se movem também).!!!

Após duas semanas, o SAP voltou a contar com a presença do carismático e agora internacionalmente conhecido na América Latina e no Caribe, UncleLoo, ou Tio Lú para o pessoal do Brasil. Nesse SAP, Tio Lu foi responsável por uma das jogadas mais  eletrizantes do fim semana, entrou de limp em uma mão, recebeu um raise e voltou de all in contra Co2, mal sabia Co2 que Tio Lu havia camuflado um AA, e acabou levando a mão de forma brilhante, contribuindo para a “construção do conhecimento” em poker de Co2, que agora pensará duas vezes antes de pagar um all in de Tio Lu!

Queria falar algo sobre o Decano, mas esse fim de semana ele estava em uma tarde daquelas que parece que o corpo e a mente não estão no mesmo ser. Logo com 10 minutos de SAP, DoctorK já havia se apoderado de mais de 1/3 da stack do Decano e após a rodada em que deixou de fechar um flush que basicamente finalizaria a tarde, seu jogo sucumbiu e dele nada mais restou, a não ser acrescentar mais um zero a sua ficha.

Parabéns ao vencedor Felipe “Co2” pela 2ª vitória no SAP, uma das maiores até o momento.

Resumo SAP 29

  • 1º Felipe $86.500 - 20 Pontos
  • 2º Fabiano $55.250 - 12 Pontos
  • 3º Adriel $34.400 - 8 Pontos
  • 4º Luciano $-1000 - 4 Pontos (-1 / Banco) = 3
  • 5º Kassiano $-7150 - 1 Ponto (-1 / Banco) = 0
  • 6º Márcio $-10.500 - (-1 -2 -4  / Banco ) = -7
  • 7º Daniel $-22.500 - (- 1 -2 -4 / Banco ) = -7
Tenho Dito



quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Programação SAP 29


Como diria o Arnaldo Cesar (que não é parente to Tio Lú) agora a regra é clara.
Regras definidas segue o "No Name Tournament" até tudo ser definido.


Onde:
Monumental Rabbit Hole

Quando:
29/09/2013
16:00 h

Quem:
TheBoss
DoctorK
Decano
TheAnalyzer
UncleLoo
BigEar
Coffeejar
CO2

domingo, 22 de setembro de 2013

Assim Disse o Nário - SAP 28 - Poker in The Rain 2

Sábado com traços anárquicos, mas muito divertido.


Sábado, chuva e previsão de dilúvio... Mesmo com uma previsão tão desfavorável, o SAP 28 foi um dos mais divertidos já vistos, com as presenças de quase todos os membros, a segunda etapa do torneio que ainda não tem nome, nem premio, nem regras definidas foi muito divertida.
Todos os jogadores algum momento do jogo liderou a tarde, em um formato que propicia a técnica, essas variações são uma ótima forma de avaliar a performance de cada jogador. Agora o SAP passa contar com os rankings de pontuação, independente dos formatos a ser adotado para as disputas das partidas.

O Ranking Permanente foi elaborado com base nos dados dos SAPs de 8 até 28, os SAPs de 1 a 7 não constam com os registros de todas as colocações, tendo apenas o registro dos vencedores e para não gerar um ranking com dados inconsistentes os resultados dos SAPs de 1 a 7 não entraram nesse Ranking, porém as vitórias continuam fazendo parte das estatísticas gerais.

O Ranking Last Five Weeks reflete sempre as últimas cinco semanas, ou seja, a cada nova semana a última é descartada e a semana corrente entra na lista e assim por diante. Este ranking faz uma amostra de como anda a fase de cada jogador.

Bem, vamos falar do SAP 28.

Coffeejar.
Apesar de estar algumas semanas afastado, nosso amigo CoffeeJar voltou a competição e continua sendo o jogador de mais difícil leitura entre os que participam do SAP.
Essa dificuldade de se prever os movimentos ou as cartas de CoffeeJar, pode ter um lado positivo, que se for bem explorado pode resultar em uma grande arma de jogo, mas ele ainda precisa contar menos com a sorte e mais com as suas habilidades.

TheBoss.
Vencedor do SAP 27, TheBoss foi vitima de uma grande badbeat no terço final do SAP 28, quando uma mão dominada com KK foi derrubada por uma improvável Q2 que se materializou como por encanto num showdown em all in entre TheBoss e CoffeeJar. Jogar com a sorte nesse caso a alternativa de CoffeeJar, já que depois de algumas visitas ao banco ele continuava a tentar acabar com todas as fichas disponíveis no set. Enfim, TheBoss esteve bem conciso durante os 2/3 iniciais do certame, mas alguns azares nas últimas rodadas contribuíram para uma 5ª colocação no final.

Co2.
Começou o SAP de forma arrasadora, com mãos iniciais de grande monta conseguiu extrair muitas fichas dos adversários. Contudo, após uma mão em que Co2 “foldou” quando Decano fez um re-raise no river com um board que o induziu Co2 a acreditar que perderia a mão, seu jogo mudou, possivelmente houve um momento de desestabilização emocional, mesmo assim, no final, após uma visita ao banco, Co2 conseguiu recuperar parte do prejuízo e encerrou a tarde na 4ª colocação.

DoctorK.
Tornou-se potencialmente um adversário de grande poder tático, está a cada semana com um jogo mais complexo. Alterou de forma concisa seu modo de agir, alternando jogadas agressivas e conservadoras de forma interessante, criando uma variação difícil de ser prevista e mais difícil de ser enfrentada. Está dividindo a liderança das últimas cinco semana com TheAnalyzer,  esteve no topo do SAP 28 por um bom tempo, e fico apenas 3900 fichas dos segundo lugar.

Decano.
Começou atrás, mas recuperou terreno e poderia ter vencido o SAP 28, não fossem duas mãos equivocadas que disputou. Mesmo assim ainda terminou na segunda posição, porém, esteve em mãos de grande complexidade e se saiu bem com jogadas agressivas e algumas bem elaboradas.. No final contou com um pouco de sorte em um all in na Las Hand, como se sabe, all in não é uma jogada muito apreciada pelo Decano.

TheAnalyzer.
Entre algumas jogadas de sucesso e outras que não forma lá muito bem sucedidas, nosso midiático jogador, se viu em uma tarde sem muita perspectiva até encontrar Co2 em uma mão KQ x AQ que trouxe-lhe um bom valor e mais a frente uma mão em flush contra CoffeeJar, que resultou em uma boa quantidade de fichas, isso serviu para levar TheAnalyzer a sua 5 vitória no SAP. Disputou mãos com basicamente todos os jogadores da mesa, e variou muito entre ganhos e perdas, mas no final manteve o grande stack conseguido e venceu mais uma vez. Está dividindo a liderança do Five Last Week com DoctorK, demonstrando como anda equilibrado o nível dos nossos jogadores.

Resumo do SAP 28

1º Fabiano $40.050 – 20 Pontos
2º Marcio $33.850 – 12 Pontos
3º Kassiano $29.050 – 8 Pontos
4º Felipe $9.550 – 4 Pontos (-1  / Banco) = 3 Pontos
5º Daniel $0 – 1 Ponto
6º Adriel $-22.500 

Tenho Dito

Nário Aurélio Callete

sábado, 21 de setembro de 2013

Programação SAP 28


A previsão do tempo é de dilúvio, mas se alguém conseguir chegar ao QG teremos mais um SAP nesse sábado.

Onde:
QGSAP

Quando:
14/09/2013
15:30 h

Quem:
TheBoss
DoctorK
Decano
TheAnalyzer
Coffeejar
CO2

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Resumo SAP 27



SAP 27 foi mais ou menos assim.

SAP 27 foi reduzido a apenas 4 participantes, devido a agendas conflitantes dos demais membros do SAP.

Para essa fase do SAP foi adotado o formato de Cash Game, mesmo não empregando dinheiro o estilo de jogo que privilegia a técnica foi a melhor opção para as partidas do SAP.
Daqui em diante será mantido um ranking por pontos ao invés do chip roll com contagem das fichas de forma cumulativa, assim pode-se variar o formato e se manter o ranking com o mesmo critério.
Nesse SAP, TheBoss venceu em uma decisão apertada contra DoctorK, que se mantém em alta e tornando a vida dos demais jogadores cada dia  mais difícil.
Decano foi o terceiro e nosso midiático TheAnalyzer fechou a etapa na quarta posição.
Resultado Final.

1º Daniel - $25400 – 19 Pontos (-1  / Banco) = 19 Pontos
2º Kassiano - $21200 – 12 Pontos
3º Márcio - $16400 – 8 Pontos
4º Fabiano - $4500 – 4 Pontos

Até o Próximo

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Programação SAP 27


Depois de 15 dias de ostracismos, o SAP se reuni novamente para mais uma tarde de poker no QGSAP.

A partir de agora vamos adotar o sistema de ranking, para termos uma melhor equalização dos resultados e estatísticas sobre as partidas.

E vamos ao SAP 27:

Onde:
QGSAP

Quando:
14/09/2013
16:00 h

Quem:
TheBoss
DoctorK
Decano
TheAnalyzer
UncleLoo
Coffeejar
BigEar
CO2